Cursos gratuitos na Espanha


Que tal fazer um curso gratuito num palácio Real?

Estudar fora do país pode não ser um sonho distante. Na Espanha tive a oportunidade de fazer vários cursos. Inclusive, tá vendo esse palácio aí em cima? Fiz um curso lá, e o melhor: de graça. Como? Veja abaixo.

Os famosos cursos de verão

Comece procurando cursos de verão em sites de universidades, como UIMP, Universidad Autónoma de Madrid e Complutense. Geralmente, são baratos e de curta duração (de 1 semana a 1 mês), o que deixa você livre para fazer vários. As inscrições começam mais ou menos em maio/junho, pois eles são realizados no período de férias, ou seja, no verão, entre julho e setembro. Há também os cursos de inverno no fim do ano. Tem em todas as áreas e você não precisa ser formado ou estar estudando aquele assunto do curso que quer assistir. Um médico pode ver um curso de jornalismo literário, porém, se a concorrência por vagas for grande, eles dão preferência aos estudantes da área em questão. Ah, a inscrição é feita pela internet, na maioria dos casos. Minha sugestão: Se inscreva em vários e tire o visto de turista. Não precisa ser o de estudante, pois o de turista é válido para 90 dias (3 meses). Passe as férias fazendo cursos legais, bons, leves e passeando pela Europa. Antes de ir, ligue ou mande e-mail e certifique-se de que seu visto de turista será aceito.

Concorra à beca

Isto é, bolsa de estudo em espanhol. Algumas universidades não são rigorosas quanto à seleção.  A UIMP, em Santander, não tem muito critério para dar bolsas. Quase todo universitário ganha a completa, que consiste em: curso, alojamento, café da manhã, almoço, jantar e transporte do alojamento à faculdade, tudo de graça.

Visite a fnac

Todo mês a fnac de Madri abre cursos gratuitos, como de fotografia, escrita, literatura etc. É só acompanhar a programação pelo site ou se informar no balcão. Ah, esses precisam de pré-inscrição. Fique atento para não perder a data. Lá não tem como dar aquele jeitinho brasileiro e encaixar mais um.

Socialize e descubra

Se quiser poupar tempo de ir até uma faculdade, em festas, pergunte aos universitários sobre cursos dentro das universidades. Sempre tem uns grupos de estudo de línguas, por exemplo. Os próprios alunos fecham um professor  para dar aulas lá no espaço da faculdade, o que costuma sair mais barato e produtivo, pois são grupos pequenos. Ou você pode ir diretamente nas secretarias e tentar se informar, mas fecham cedo e quase nunca dão a informação certa.

Brigue pelo certificado

Alguns cursos, como os da fnac, não costumam dar um diploma, por isso, insista por um certificado. Caso não queiram dar isso também, peça uma declaração do professor, deixando claro a carga horária e sua frequência. Não saia do país sem uma prova de que você realizou o curso.

Alguns sites para procurar cursos na Espanha:

Universia

Cursos de verano

Universidad Complutense

Universidad Autónoma de Madrid

Universidad Internacional Menéndez Pelayo (UIMP)

Alguns ainda não disponibilizaram a agenda de 2011.

Imagem da UIMP – Santander: aqui.

About these ads

Sobre Bruna Caricati

Jornalista freelancer e viajante insaciável. Morou em 5 países e não pretende parar por aí.
Esse post foi publicado em Espanha e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Cursos gratuitos na Espanha

  1. Pingback: Santander é mais que um banco, viu | Go to gate!

  2. Elisa Hoffmann disse:

    Olá, tudo bem?
    Adorei o seu post, e estou interessada em ir para Madrid fazer cursos, de preferencia, gratuitos..rs…sou recém formada em Gastronomia.
    Gostaria que me ajudasse com alguma idéia! Eu ja conheço pessoas em Madri, porém me falta
    uma direçao! Preciso além de fazer o curso, trabalhar tbm!
    Obrigada, beijos!

  3. shirley disse:

    oi minha irmã esta morando em pamplona estou terminando minha faculdade de pedagogia ,e penso em passar um tempo la fazendo curso qual vc poderia me sugerir.bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s